Saiba o que é ROI e como calcular o retorno sobre o investimento

Saber escolher de forma correta os investimentos para sua empresa pode ser um grande desafio, pois antes, é necessário compreender quais estratégias poderão fazer o seu negócio alcançar a tão esperada meta.

Mas como saber qual é a melhor estratégia? Com a quantidade de alternativas e indicadores financeiros dispostos, é normal se sentir um pouco perdido e até receoso na hora de optar.

É aí que o ROI, um dos indicadores mais conhecidos, pode te ajudar. Quando calculado como precisão, o Retorno Sobre o Investimento, pode trazer grandes benefícios e apontar a melhor direção para sua empresa caminhar.

Se você ainda não sabe qual o retorno dos seus investimentos, então esse artigo foi feito para você!

Aqui no Blog da Patrio já falamos sobre a importância de indicadores financeiros para sua empresa, e agora vamos falar neste artigo sobre o ROI, um dos mais conhecidos e também como ele é calculado.

Desta forma você poderá sanar as suas dúvidas sobre esse indicador importante e assim, conseguir traçar as melhores estratégias a partir do monitoramento da saúde financeira da sua empresa.

Para entender a importância do ROI e como é feito o cálculo desse indicador, continue lendo este artigo.

O que é o ROI?


O ROI é um indicador financeiro usado para medir os rendimentos oriundos de uma determinada quantia de recursos investidos. Ele representa, basicamente, a relação entre o lucro e o prejuízo obtido através do capital investido.

O termo ROI é uma sigla para a expressão em inglês “Return over Investment”, ou “Retorno sobre Investimento” e seu cálculo serve para inúmeros propósitos.

Ele pode ser usado para ajudar na tomada de decisões e novos investimentos em negócios e projetos, como quando indica o potencial sobre a contribuição realizada, para medir os resultados desses investimentos e identificar o prazo do retorno financeiro dessas iniciativas.

Por que é importante calcular o ROI?


O ROI aponta o retorno sobre qualquer investimento, podendo ser um evento, mudança na estrutura e até campanhas de marketing.

Dessa forma ele vai ser avaliado por investidores que pensam em apostar na sua empresa, justamente para saber se vale a pena investir nela.

Afinal, do ponto de vista de quem fornece o capital, é fundamental saber quanto ele ganhará em vendas para cobrir o investimento realizado. Além de entender quantas unidades de produtos ou entregas de serviços precisam ser vendidas para se igualar com os investimentos.

Portanto, o ROI é necessário porque, com ele, você pode:

- Avaliar como diferentes iniciativas podem contribuir com a melhora de resultados;
- Planejar as metas a partir de resultados mais assertivos;
- Acompanhar o comprometimentos de todos com as metas a longo prazo;
- Identificar os prazos de retorno de cada tipo de investimento em cada canal;
- Proporcionar aumento nas vendas e nos lucros.

É preciso ter em mente que sua empresa precisa entender o ROI como uma métrica importante na construção dos seus objetivos, por isso, trace metas e monitore-as constantemente.


Como calcular o ROI?


Calcular o Retorno Sobre o Investimento é bem simples. Confira a fórmula:

ROI = (GANHO OBTIDO – INVESTIMENTO INICIAL) / INVESTIMENTO INICIAL

Como um exemplo prático podemos assumir que o ganho de uma empresa tenha sido de R$ 200.000,00 e o investimento tenha sido de R$40.000,00, temos:

ROI = (200.000 – 40.000) / 40.000

ROI = 4

Portanto, o resultado significa que o retorno foi de quatro vezes o investimento inicial.

Se você necessita obter o ROI em porcentagem, é necessário multiplicar o resultado do cálculo acima por 100. Então, de acordo com o exemplo citado, o retorno sobre investimento foi de 400%.

Mas fique atento, o valor do investimento inicial precisa incluir todo o dinheiro gasto no período de tempo despendido. Dessa forma, toda e qualquer despesa, por menor que tenha sido, deve necessariamente ser incluída, principalmente se o objetivo for ter um resultado mais preciso.

Mas antes, algumas observações….

– Como o denominado “ganho obtido” pode variar entre um número positivo e um número negativo, o intervalo esperado de um ROI será algo entre -100% até infinito.

– Um resultado positivo, como um ROI = 20%, demonstra que os retornos superaram os custos e o investimento foi considerado lucrativo.

– Já nos casos de resultados negativos, como aqueles em que o ROI = -12%, demonstram que os custos superam os retornos e o investimento é visto como uma perda líquida.

– Desta forma, quando são comparados investimentos diferentes e os riscos e outros fatores são iguais, o investimento com o maior ROI é visto como o melhor investimento.


Vantagens do ROI

Corte de gastos desnecessários

Ao analisar o retorno sobre investimento e agir em cima dos dados encontrados vai muito além de oferecer segurança para a tomada de decisões importantes.

Assim você vai saber quais são os investimentos necessários e aqueles que não estão fornecendo os resultados necessários e que devem ser abandonados.

Resultados duradouros

O ROI é essencial para que o crescimento da sua empresa não seja um evento único.

Como o objetivo final é ser lucrativo de maneira consistente, depois que o cálculo é estabelecido, não importará quanto tempo passe, você pode esperar resultados duradouros.

A única coisa necessária para isso é estar sempre monitorando e realizando ações rápidas para corrigir os problemas encontrados.

Aumento nos lucros

Se cortar gastos desnecessários já contribui para o aumento das receitas, imagine aumentar os lucros.

Se você usar o dinheiro disponível da melhor forma possível, sempre cortando os métodos desnecessários e apostando naqueles que dão certo, o resultado só pode ser um: aumento nos lucros.

Equipe incentivada

Trabalhar em uma empresa que possui um bom desempenho e em que os projetos criados funcionam bem, é certamente, bastante animador.

Então, esse é justamente o tipo de ambiente que você ajudará a criar por trabalhar com o ROI sempre em mente! Pois uma equipe que enxerga os resultados, fica mais motivada do que aquela que tem dúvidas em relação ao próprio sucesso.


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