O que é business intelligence?

Era muito comum que as decisões das empresas fossem tomadas de acordo com a opinião dos donos e, em certa medida, considerando tendência de senso comum.

Ainda que grandes empresas tenham crescido baseadas nesse modelo de decisão, hoje, ele não seria mais aplicável. Isso acontece porque surgiram novos mercados, aumento na competitividade e influência direta da tecnologia.

Diante desse cenário, para tomada de decisões passou a ser fundamental lançar mão de estratégias mais eficientes e inteligentes.

Se partimos do pressuposto que boas decisões são baseadas em informações corretas, a pergunta central seria - como conseguir dados úteis e corretos para uma empresa?

Para suprir essa necessidade do mercado e conseguir as respostas corretas, as empresas passaram a trabalhar alguns conceitos que permitem coletar, gerenciar e distribuir as informações de uma empresa e transformar esses dados em insights.

Esse levantamento de dados e suas aplicações baseiam o conceito de Business Intelligence (BI). Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre BI e alguns benefícios ao utilizar Business Intelligence em uma empresa.

O que é Business Intelligence?

Como comentamos no início do artigo, Business Intelligence ou BI é um conceito que resume a coleta e análise de dados, associada ao objetivo de traçar estratégias e orientar decisões.

Muitos acreditam que o BI é uma ferramenta, mas não é o caso. Ainda que para o BI acontecer exista a necessidade do uso de softwares o Business Intelligence vai muito além disso.

Para que tudo funcione da forma correta é importante que três aspectos sejam levados em consideração. Esses pontos são: a coleta de dados; organização e análise; ação e monitoramento.

Vamos dividir e explicar esses pontos para que fique ainda mais fácil de entender.

  • coleta de dados: essa é a etapa quando todos os dados são levantados. Tudo o que for útil para a empresa precisa ser considerado. É importante levar em consideração aspectos como a produtividade, o aproveitamento de oportunidades, possíveis gargalos, a reputação no mercado e alguns outros.
  • organização e análise: depois que os dados são captados chega o momento de organizá-los em um banco de informação. É interessante que esses dados sejam e apresentados de forma visual, pois facilita a análise e as tomadas de decisão.
  • ação e monitoramento: em um último momento, baseados nas análises feitas, os responsáveis tomam as decisões e passam a acompanhar os resultados, para um novo ciclo de decisões seja iniciado.


Dados, dados e dados

Podemos dizer que o BI a cada dia ganha mais importância, isso porque não paramos de produzir dados e essas informações são a base do Business Intelligence.

Para ilustrar essa afirmação um pouco melhor, a Domo, uma empresa de soluções em nuvem, lança anualmente um relatório que mostra como os dados em todo o mundo. Esse relatório é chamado de Data Never Sleeps.

Confira alguns destaques interessantes presentes neste relatório:



PRODUÇÃO DE DADOS POR MINUTO

Na internet

- 3.7 bilhões de pessoas estão conectadas na Internet. Isto representa 47% da população mundial.
- O Google realiza 3.877.140 buscas por minuto.

Mídia sociais

- No Instagram, usuários postam 49.380 fotos.
- No Youtube, usuários assistem 4.33.560 videos.
- No Twitter, 473.400 tweets são enviados.
- No linkedin, são criados 120 perfis profissionais.

Na comunicação

- São enviados 12.986.111 SMS.
- 176.220 chamadas são realizadas no Skype.
- 694.444 são enviados somente pelo serviço MailChimp.

Serviços

- 1.389 corridas são realizadas com Uber a cada minuto.

IOT

- 4.759 conexões são realizadas entre dispositivos por minuto.

Benefícios em utilizar Business Intelligence

Como vimos no tópico anterior a produção de dados por minuto cresce em larga escala e uma empresa que utiliza BI em suas decisões pode utilizá-los da melhor forma.

Além das informações cadastrais e registros de compra, é possível também monitorar os hábitos de consumo e preferências de cada cliente.

Esses registros e informação, precisam ser bem trabalhados, caso contrário, podem se perder ou ter pouca utilidade para os gestores de uma empresa.

Porém, é importante dizer que com uma boa estratégia de Business Intelligence, essas informações tornam-se valiosas e fundamentais para a tomada de decisão.

Para ter sucesso em uma estratégia baseada em BI é fundamental contar com o auxílio de uma ferramenta. Isso acontece, porque o processo de BI exige um grande armazenamento de dados e análise precisa.

Com todos os dados bem geridos a partir da ferramenta é possível conquistar os seguintes benefícios:

Percepção correta do comportamento do consumidor



Com o Business Intelligence a empresa consegue informações consistentes para analisar as atuais tendências de compras de seus clientes. Com a análise desses dados é possível desenvolver produtos e estratégias de vendas que vão ao encontro dessas preferências.



Controlar processos internos da empresa



O BI vai permitir o gestor conhecer com detalhes toda a empresa e os processo. Como por exemplo, ter conhecimento de quais são os melhores funcionários, nível de produtividade, conhecer os setores, os gargalos produtivos e muitos outros.



Traçar estratégias mais assertivas



Com um sistemas de Business Intelligence, é possível coletar informações confiáveis para estabelecer padrões de comportamento e fazer uma abordagem mais efetiva – seja no Marketing ou mesmo em vendas.

***

As vantagens que podem ser conquistadas com o uso do BI em uma empresa são várias. De modo geral, todos os processos internos e externos podem ser otimizados e mais assertivos. Qual gestor não quer investir de forma correta e conquistar mais lucratividade, não é mesmo?! Tudo isso pode ser alcançado com o uso do Business Intelligence.

Se quiser saber mais informações e vantagens do BI, entre em contato conosco.