Dicas valiosas para aliviar o estresse no trabalho

Pela saúde dos negócios e o bem estar da produtividade, é necessário que toda empresa saiba burlar os estresses diários, sejam eles vindo de funcionários ou do empreendedor. É importante saber qual a causa desse estresse, seja ela a desorganização ou alguma mudança na rotina, para depois poder resolvê-lo. Por isso, a Patrio separou algumas dicas para você amenizar os rastros de impaciência no cotidiano.

Reconheça os trabalhos bem realizados

Sempre que a tarefa for realizada com sucesso, recompense, mesmo que seja apenas elogiando aquele trabalho bem executado. É interessante criar uma reciprocidade, e que o funcionário entenda que ele não está sujeito apenas a repreensões vindas de superiores, portanto, reconheça os momentos de conquista individual para que as tensões impostas pelos afazeres diários sejam apaziguadas.

Evite situações negativas no ambiente de trabalho

Para poder construir um ambiente de trabalho legal, é necessário que quem esteja no comando repreenda qualquer tipo de atitude negativa vinda de outros colegas de trabalho. Fofocas e intrigas são grandes causas de estresse no espaço corporativo. Portanto, é fundamental que você oriente seus funcionários de que esse tipo de comportamento pode acarretar em consequências muito sérias como desavença, queda na produtividade e caso a situação se agrave, uma possível demissão. Então, ao notar esse tipo de situação, chame cada envolvido para uma conversa privada para que eles fiquem cientes que essa situação não é tolerável.

Comemore!

Reservar alguns momentos no mês para comemorar as vitórias é muito significativo, e não que isso seja um custo a mais: reorganizando o orçamento é possível realizar esse tipo de festividade sem se tornar um peso nas contas no fim do mês. Outro ponto considerável é não deixar os aniversários passarem em branco, se possível, festeje. Esses tipos de comemorações são valiosas porque elas fidelizam o funcionário, fazendo com que eles se sintam parte de uma família mesmo ela sendo corporativa. Lembre-se que eles são a estrutura do seu negócio, logo, estarão menos suscetíveis ao estresse.

Promova mais momentos de lazer

É importante que todos entendam que o ambiente de trabalho não é uma obrigação indesejável. Torne o espaço corporativo em um ambiente que o funcionário queira ir todo dia, assim sendo, procure entender que horas extensas de trabalho não são produtivas de forma alguma. Procure criar horários regulares de descanso, lounges, e momentos de descontração para que algumas inquietudes dos compromissos não o consumam por completo e o funcionário não se torne um zumbi improdutivo.

Já listamos aqui algumas dicas para se tornar uma pessoa produtiva, junte o útil ao agradável e incorpore todas as dicas na sua empresa para que você tenha um ótimo resultado. Qualquer dúvida, chame a Patrio!