Dicas de gestão para uma empresa prestadora de serviços

As empresas prestadoras de serviços estão entre as principais categorias de negócios em funcionamento no Brasil. De acordo com as tipologias de empresa do SEBRAE, 58% das empresas abertas em 2017 foram prestadoras de serviço, sendo que comércio e indústria ficaram em segundo e terceiro lugar, com 31% e 11%.

Na região Sudeste, em janeiro 2018, foi registrado um aumento de 69% na criação de novas empresas. Desse número, as prestadoras de serviço representam 64%, seguido de comércio (25%) e indústria (11%), na região Sudeste.

De acordo com um estudo feito pela consultoria Falconi, 80% das empresas têm expectativas positivas para a economia brasileira em 2020. O estudo ainda levantou que 81% dos empresários estimam um aumento nas vendas e 62% vislumbram alta dos investimentos.

Acompanhando essas boas previsões, o Banco Central divulgou que a economia cresceu 0,9% em 2019 e a previsão para 2020 é que seja o dobro de crescimento.

Mas por que estamos apresentando esses dados? Para mostrar que estamos em um bom momento para investir ou até mesmo aumentar os investimos em empresas prestadoras de serviço que já vem em um crescimento estável, quando observamos os últimos meses.

Para ajudar os empresários a aproveitarem esse bom cenário, neste artigo, preparamos algumas dicas de gestão para empresas prestadoras de serviço.

O que é uma empresa prestadora de serviço?

Uma empresa prestadora de serviços é aquela cujo lucro obtido provém apenas da prestação de serviços. É comum que essa categoria de empresa seja iniciada por uma pessoa especializada em exercer um determinado serviço, que decide empreender em seu negócio próprio.

A prestação de serviço e entendida como a realização de contratado por terceiros, pessoa física ou jurídica, incluindo preparação de alimentos, consultorias assessorias, manutenção de equipamentos,limpeza de estabelecimentos, segurança de pessoas ou de bens, etc.

Agora que já apresentamos alguns dados sobre a economia e falamos brevemente sobre o conceito de prestação de serviço, chegou o momento de irmos direto ao assunto! No próximo tópico vamos dar algumas dicas para fazer uma gestão eficiente de uma empresa prestadora de serviço.

Como gerenciar uma empresa prestadora de serviços?

Realizar os serviços contratados com qualidade, ter habilidade, talento e experiência em uma determinada atividade, não é sinônimo de sucesso para uma empresa.

Obviamente, são necessidades fundamentais, porém não são únicas. Elas precisam ser acompanhadas de uma gestão criteriosa e eficiente.

Confira as dicas de gestão que separamos:

Faça um planejamento

Como em qualquer negócio, a etapa do planejamento é muito importante. Por isso, dedique tempo fazendo o planejamento de forma estratégica, defina valores da empresa, visão e missão. Trace os objetivos e metas, ou seja, deixe de maneira bem clara. Responda a pergunta: onde e quando minha empresa de prestação de serviços pretende chegar? A partir daí, coloque as estratégias em prática, sempre com o objetivo de alcançar as metas traçadas.

Nesta etapa, também é importante criar a persona e especificar como será a captação de leads(clientes), utilizando ferramentas de marketing e ferramentas.

Por fim, monte um bom Plano de Negócios! Ele permitirá que os empresários e os gestores tenha segurança para iniciar e caminhar com segurança na gerência da empresa de prestação de serviços.

Venda serviços de qualidade

Infelizmente, é muito comum que a maioria das reclamações dos clientes quando contratam uma empresa prestadora de serviços é com relação à qualidade dos serviços prestados e o atendimento.

Serviços mal realizados, fora do prazo contratado, funcionários não capacitados, estão entre as principais reclamações.

A prestação do serviço é o produto da empresa! Como toda mercadoria, espera-se que tenha qualidade. Essa boa percepção provém do bom atendimento das necessidades do cliente, cuidando para que a prestação do serviço seja executada de maneira ágil e correta.

Como gerenciar a qualidade da prestação dos serviços da sua empresa:

* Capacite funcionários para executar os serviços de forma eficiente e em tempo hábil,
* Proporcione as melhores ferramentas aos seus colaboradores;
* Promova treinamentos e cursos visando postura dos funcionários no atendimento ao cliente.

Uma empresa prestadora de serviço tem o compromisso de cumprir o contratado, com qualidade, de modo que proporcione segurança ao consumidor, fidelizando e contribuindo para atração de novos clientes.

Tenha os documentos organizados

Para uma boa gestão, é importante que tudo seja documentado e de forma eficiente.

Elabore planilhas diárias, semanais ou mensais, de acordo com a necessidade da empresa. Elas irão auxiliar a controlar os serviços prestados.

Mantenha os cadastros de clientes atualizado, livro diário de receitas e despesas, cadastro de colaboradores. Pode parecer muita coisa, porém um bom sistema enfim, gestão administrativa pode tornar essas tarefas bem mais fáceis.

Trabalhar com o suporte da Business Intelligence pode fazer toda diferença. Se quiser saber mais sobre esse assunto, confira nosso artigo, "O que é Business Intelligence?".

Com parte burocrática organizada, “sobra mais tempo” para focar na efetiva prestação do serviço, que é o real motivo de sua empresa existir!!

Identifique possíveis falhas

Acompanhar e monitorar os resultados, facilita, e muito, a identificação de falhas nos processos de execução dos serviços.

Os erros não identificados podem gerar desperdício de material, também de tempo e consequentemente de dinheiro.

É importante que os erros sejam localizados rapidamente, pois quanto mais demorar para refazer o serviço, maior será o prejuízo financeiro.

Utilize gestão de marketing

Seja para qual for a categoria da empresa, o marketing é o conjunto de esforços e ações que irão fortalecer a venda do serviço. Tudo isso, com o objetivo de encantar o cliente, e assim, diferenciar a empresa da concorrência.

O objetivo final é o retorno financeiro para a empresa, ou até mesmo fortalecimento da imagem diante de seus clientes.

Para que isso aconteça, é necessário entender o comportamento do consumidor, saber quem é sua persona e sua buyer persona, conhecendo suas expectativas. Com essas informações em mãos, será possível superar as expectativas do cliente, conquistar um diferencial sobre a concorrência e ter credibilidade do mercado.

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Empreender é sempre um grande desafio! Esse desafio fica maior quando o empreendedor não se prepara para gerir a empresa de maneira eficiente, muitas vezes ele tem seu esforço focado na execução do serviço.

Diante de mercados cada vez mais exigentes, saber gerenciar de forma eficiente empresa de prestação de serviços é fundamental para o sucesso do negócio.

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