Como registrar e legalizar sua empresa

Um empreendimento próprio faz parte das metas de vários brasileiros, mas abrir um negócio não é tão fácil quanto parece, e as etapas desse processo acabam assustando futuros empresários. Por isso, a Patrio, como uma assessoria contábil, irá lhe ajudar nesse processo de ingresso no mundo dos negócios. Veja as nossas dicas!

1º - O ramo escolhido é lucrativo?

Analisar se o setor é rentável é um passo importantíssimo que antecede toda a questão burocrática desse processo. É essencial conhecer sobre o que fazer para o negócio prosperar e ter em mãos um plano de negócios para auxiliar durante o diagnóstico da rentabilidade da sua empresa, e se ela será viável.

É crucial que seu perfil como empresário seja identificado, analisando os seus pontos fortes e fracos durante a administração do negócio, com isso, um treinamento e encaminhamento personalizado é um bom investimento voltado para o futuro do seu empreendimento.

2º - Afinal, quanto custa abrir um négocio?

Depende muito. Por isso, uma pesquisa completa com um assessoria contábil é essencial para delimitar os investimentos iniciais necessários. Em média, segundo a Firjan, Fundação de Indústrias do Rio de Janeiro, o custo de abertura de uma empresa é de R$ 2.038, valor que pode variar em até 274% entre os diferentes municípios do país.

Porém, os valores podem variar por inúmeros motivos. O tipo de empresa a ser aberta é um exemplo disso: Sociedade, EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) ou EI (Empresário Individual). Ou mesmo o tipo de de regime tributário, que pode ser visto aqui. A princípio, o melhor regime a ser escolhido seria Simples Nacional, que é uma maneira de amenizar alíquotas de tributos e simplificar sua forma de pagamento junto aos órgãos do Fisco.

No caso, como o valor de uma empresa pode variar muito, a melhor solução é entrar em contato com uma assessoria contábil para acompanhar e auxiliar nesse processo.

3º - Documentação e registro da empresa

Contrato social, registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas e Alvará de Funcionamento são alguns dos documentos indispensáveis para o começo da empresa. Por isso, é crucial que todos esses passos sejam examinados e efetuados com bastante rigor, para quando você iniciar as atividades, sua empresa esteja legalizada e nenhuma inadimplência venha tornar o seu sonho em pesadelo.

Nós possuímos serviços essenciais para você que está procurando abrir uma empresa. Então, na hora de escolher uma assessoria contábil para te ajudar a ser um empreendedor de sucesso, escolha a Patrio.