A comunicação pode solucionar a maioria dos problemas em uma empresa

Comunicação é tudo! Por isso, no sexto episódio do PatrioCast reunimos um time de peso para falar sobre a importância da comunicação em um ambiente corporativo.

Além do nosso CEO, Pedro Henrique, participaram da conversa Katarina Alcântara, treinadora comportamental e consultora em gestão, e Rafael de Baggi, diretor financeiro e administrativo na BB Incorporações.

Para compartilhar ainda mais o conhecimento trocado durante o episódio do PatrioCast adaptado o conteúdo para este artigo e acrescentamos outros pontos. Assim, se você prefere ler a ouvir, vai poder conferir tudo o que foi falado no episódio.

Contabilidade, empreendedorismo, criatividade e inovação. O PatrioCast é o podcast oficial do Grupo Patrio, criado para compartilhar conhecimentos e insights relacionados ao mundo dos negócios.

Então, vamos à comunicação!

“Seja amigo do óbvio”! Muitas vezes grandes partes dos nossos problemas em uma empresas acontecem porque negligenciamos informações que parecem óbvias.

Se levarmos em consideração o princípio básico da comunicação que “se fazer entender”. Então, veremos que ela precisa acontecer sempre focada no outro, mas como assim? Independente do teor da mensagem, é sempre importante levarmos em consideração quem irá receber, seja ele um estagiário ou o CEO.

Podemos fazer um comparativo com nossas relações interpessoais. A maioria dos nossos problemas decorrem de coisas que não foram ditas, ou não foram comunicadas de forma clara. Por mais que pareça óbvio para quem está falando, muitas vezes pode não ser para quem recebe a mensagem.

Quando não falamos de forma direta, ou assertiva, o subentendido reina e isso abre margem para decisões subentendidas e, até mesmo, erradas.

Barreiras de comunicação

Em uma cultura organizacional existem algumas barreiras que podem atrapalhar a comunicação. Além das que foram citadas de forma muito rica e clara no PatrioCast, neste artigo, também acrescentamos algumas outras.


Hierarquia dentro da comunicação

Sim, a hierarquia interfere na comunicação. Vamos imaginar que uma empresa possui gestores super acessíveis e próximos à operação, ainda que eles tenham essas características, um colaborador terá restrições ao se comunicar com ele.

Estilos de comunicação

Outro ponto que interfere na comunicação é a forma como o enunciador se posiciona. Por exemplo, existem pessoas que são mais prolixas, já outras, são extremamente objetivas. O ideal é que haja um equilíbrio e respeito entre os estilos de comunicação.

Não adianta olharmos para a nossa forma de comunicar e julgá-la correta. Mais uma vez, precisamos sempre lembrar que do outro lado existe uma pessoa com suas características e percepções.

Barreiras Mecânicas

Como o próprio nome já diz, essas barreiras são geradas por ferramentas ou dispositivos que não funcionam da forma certa. Parece simples, mas esse tipo de barreira pode causar ruído em uma comunicação.

Telefones com chiados, computadores com defeitos, sistemas operacionais falhos, podem comprometer a comunicação empresarial, assim como toda a sua parte operacional. Se olharmos o contexto do trabalho remoto esse tipo de barreira não pode existir de jeito nenhum.

Aspectos psicossociais

Eles não deveriam nem existir, porém, infelizmente são uma realidade. Estamos falando sobre preconceitos (homofobia, racismo, machismo, entre outros) e também os estereótipos que prejudicam a interação entre as pessoas, pelo constrangimento que estes podem promover.

Essas questões criam barreiras na comunicação pois causam dores e situações desconfortáveis, sobretudo para os interlocutores, ou seja, para aqueles que recebem a mensagem que está sendo transmitida.

Barreiras burocráticas

Ainda é muito comum que empresas possuam processos de gestão que dificultam a comunicação entre os setores e equipes. Isso compromete o compartilhamento das informações e inclusive a tomada de decisões por parte dos gestores.

Formas ultrapassar as barreiras de comunicação

Quando se é um gestor ou líder é necessário romper com essas barreiras. De antemão, independente da barreira a ser ultrapassada é fundamental sempre focar na frequência do outro. Talvez pareça repetitivo, mas é o principal ponto deste artigo: uma boa comunicação acontece quando o interlocutor é o foco.

Agora que já reforçamos esse ponto, vamos listar algumas formas de romper com algumas barreiras e possíveis ruídos na comunicação organizacional.

Invista em melhorias físicas

Para garantir que a comunicação ocorra sem barreiras e ruídos, é importante que todos tenham os mesmos meios para se comunicar. Ou seja, as barreiras mecânicas não podem existir!

Boa qualidade de conexão, sistemas e plataformas operacionais atualizados, assim como aparelhos novos e em bom estado de conservação, são alguns dos investimentos que contribuirão com o fim de algumas barreiras de comunicação.

Motive práticas saudáveis e atos de gentileza

O envolvimento dos gestores é muito importante. Sendo assim, cabe a eles os primeiros passos, para que as barreiras sejam colocadas de lado e a comunicação flua de forma correta.

Isso pode acontecer a partir de “pequenos gestos”. Um simples “bom dia” ao chegar na empresa pode ser um aliado poderoso. Agradeça quando alguém fizer algo para você, tire uns minutos para lanchar com a sua equipe, converse mais com quem está com você a maior parte do seu dia.

Outra boa forma de superar as barreiras de comunicação é promover campanhas motivacionais destinadas a criar novos e positivos hábitos entre as pessoas.

Faça campanhas de conscientização

Para romper as barreiras psicossociais uma boa prática é motivar campanhas internas.

Racismo, homofobia e outros preconceitos são nocivos em qualquer ambiente. No corporativo, estes criam verdadeiras barreiras na comunicação da empresa.

Campanhas de conscientização são importantes para que estas barreiras não sejam cada vez mais fortes. Datas comemorativas, como o Dia da Consciência Negra e o Dia Internacional da Mulher, são boas oportunidades para promover estas campanhas, bem como o respeito por todos os que compõem o quadro de funcionários da empresa.

Lembre-se! Não adianta abordar temas assim em campanhas pontuais, sem que eles de fato sejam trabalhados na cultura da empresa.

A importância da comunicação empresarial eficaz

Logo no início já vimos a importância de ter uma boa comunicação, afinal, ela permeia todos os setores de uma empresa e pode trazer consequências financeiras, positivas, ou negativas.

As vantagens de ter uma boa comunicação são congruentes, mas para além do que já conversamos até aqui, listamos alguns específicos.

Melhora a imagem dos negócios

O desenvolvimento de uma boa comunicação empresarial faz com que uma organização passe a ser cada vez mais bem vista no mercado em que atua. Isso acontece, porque seus clientes internos, ou seja, seus colaboradores, começam a comentar com as pessoas com quem convivem o quanto trabalham em um ambiente que preza pela transparência e investe na resolução das situações através do diálogo.

Com isso, o famoso boca a boca passa a entrar em ação e os clientes externos e os fornecedores começam a respeitar ainda mais a instituição que age assim.

Motiva e engaja os colaboradores

As empresas que investem em transparência, que deixam suas políticas claras para todos, sejam colaboradores, parceiros ou clientes, têm mais chances de fazer com que todos sintam-se verdadeiramente motivados e engajados.

Isso acontece, porque os colaboradores especificamente passam a conhecer mais o ambiente em que atuam, o que lhes dá confiança e segurança para se empenharem no dia a dia e oferecerem o seu melhor na operação das atividades.

A consequência disso é que, além de ter profissionais que vestem a camisa da empresa em todas as circunstâncias, a empresa também passa a alcançar seus objetivos de forma cada vez mais acelerada.


Melhora o clima organizacional

Outro ponto que faz com que seja importante o investimento em uma comunicação empresarial eficiente é o fato de que ela melhora o clima organizacional da empresa.

Um dos motivos que fazem com que isso aconteça é que a comunicação transparente aumenta a sensação de pertencimento nos colaboradores, o que traz diversos outros benefícios para quem faz parte dos negócios.

Melhora os relacionamentos interpessoais

Trabalhar em uma empresa em que os relacionamentos interpessoais são bons pode fazer TODA a diferença. Isso pode ser conquistado também através da comunicação empresarial eficiente.
A partir dela, as pessoas passam a dialogar melhor e resolver seus conflitos conversando e procurando se entender, ao invés de ficarem emburradas em seus cantos e falando mal de seus colegas.


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Ficamos felizes que você tenha chegado até aqui! O assunto é extenso e rende muita conversa. No episódio 6 do PatrioCast você vai encontrar ainda mais informações e debates sobre o tema.


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Até a próxima!