7 maneiras de motivar os funcionários de uma empresa

Empresas são feitas por pessoas! Por mais que exista todo o avanço da tecnologia e diversas automações, o principal capital de um negócio sempre será sua equipe.

Por isso, independente do tamanho e do setor de uma empresa, manter a equipe motivada e engajada será sempre um dos principais pontos em uma estratégia de sucesso.

Um reflexo disso, são os inúmeros treinamentos e programas de coaching direcionados a motivar pessoas em uma ambiente empresarial. Segundo um levantamento feito pela International Coach Federation (ICF), nos Estados Unidos, 93% das empresas em algum momento já aderiram ao serviço.

No Brasil, o número de profissionais especializados nessa área cresceu 30% em três anos, passando de 7 mil para 25 mil. No contexto geral, o mercado brasileiro desse setor cresceu mais de 300% nos últimos quatro anos.

Ou seja, diante desses números vemos o quão importante tem sido o investimento em pessoas. Por isso, separamos 7 maneira de motivar os funcionários de uma empresa.

Boa leitura!

Pirâmide de Maslow

Se você é gestor ou empresário provavelmente já ouviu falar na pirâmide de Maslow, que também é conhecida como a hierarquia das necessidades de Maslow. É um conceito da psicologia que explica as necessidades humanas.

O conceito foi apresentado pelo psicólogo americano, Abraham Maslow, na década de 50.

Maslow, foi um dos principais expoentes da Psicologia Humanista, e explicou que no que diz respeito à satisfação humana existem cinco necessidades principais que precisam ser atendidas. Partindo dessas necessidades é possível que o ser humano tenha motivação para realizar seus objetivos, sonhos e metas.


De acordo com o psicólogo, os seres-humanos vivem em busca da satisfação de suas necessidades. Com isso, a perspectiva de satisfação dessas necessidades é o que gera a força motivadora nos indivíduos.

Ele explica que quando algum dos componentes básicos falta ao ser humano, todo o sistema perde seu equilíbrio e passa a sofrer as consequências deste déficit. Seja físico ou psicológico.

A pirâmide de Maslow é usada, então, para demonstrar a hierarquia das necessidades humanas. Ou seja, ela apresenta quais são as necessidades mais básicas (base da pirâmide) e as mais elaboradas (topo).

As necessidades que ficam na base da pirâmide são aquelas consideradas principais para a sobrevivência, enquanto as mais complexas são necessárias para alcançar a satisfação pessoal e profissional.

Portanto, para entender como motivar funcionários, é essencial que os gestores também compreendam o funcionamento desta hierarquia e os elementos que são imprescindíveis à motivação no dia a dia e também em seu trabalho.

Necessidades básicas

Na primeira etapa da Pirâmide de Maslow, os elementos destacados são as necessidades biológicas e fisiológicas. São as necessidades diretamente relacionadas com a sobrevivência das pessoas e ao seu bem-estar. São as primeiras necessidades a serem supridas por uma empresa.

Considerando o ambiente de trabalho, atender essas necessidades é observar fatores essenciais, tais como: salários justos, pagos em dia, valores compatíveis com as atividades desempenhadas e com os valores praticados no mercado. Condições para promover que o funcionário garanta sua sobrevivência e o sustento de sua família.

A qualidade e higiene da estrutura física da empresa também é fundamental, pois sem condições básicas para exercer suas funções, os trabalhadores acabam tendo sua motivação e desempenho prejudicados.

Esses fatores citados até aqui, precisam ser associado à carga horária diária de trabalho correta e do tempo de descanso entre uma jornada e outra garantido.

Segurança

A segurança, é um outro ponto fundamental à motivação dos trabalhadores. Uma vez que a a segurança tem o objetivo de garantir o bem-estar físico, a manutenção de direitos e a sobrevivência de cada pessoa, não só dentro, mas também fora de seu ambiente de trabalho.

A empresa precisa oferecer aos profissionais tanto segurança física como: social, financeira e emocional. Na prática, isso acontece quando a empresa possui um ambiente sempre limpo, salubre e seguro.

Além da estrutura e segurança física, a empresa também deve observar os benefícios e direitos concedidos como: planos de saúde, seguro de vida, adicional de periculosidade, planejamento de carreira, assistência previdenciária, auxílio-viagem e bolsas de estudos e ações espontâneas.

Social

Sendo funcionário, ou não, de modo geral, passamos a maior parte do dia em nosso ambiente trabalho. Atender as necessidades sociais está relacionado a garantir que haja qualidade e respeito nas relações interpessoais na empresa.

Para manter a motivação da equipe de forma positiva, é importante que o líder desenvolva métodos efetivos, de modo a oferecer, aos seus profissionais, sempre boas condições de trabalho. É fundamental que haja um ambiente com um clima positivo, saudável, colaborativo e favorável ao desenvolvimento de toda a equipe.

Também é importante promover a integração entre os colaboradores, dar espaço para que possam contribuir com seus conhecimentos, ideias e experiências, motivar uma comunicação recíproca e relações interpessoais positivas, além de fazer uma gestão das pessoas e processos, que valorize a ética e facilite à construção dos resultados.

Ego e autorrealização

A autorrealização em um ambiente de trabalho são fundamentais para manter a motivação de um profissional. Ela traz satisfação, reforça o potencial profissional e representa a capacidade dele construir e entregar sempre bons resultados.

Para suprir essas necessidades, a empresa precisa integrar seus colaboradores à sua missão e visão. Para que assim possam alinhar os seus valores e caminhar juntos em prol de um propósito maior.

Não adianta passar aos funcionários uma missão e visão, sem de fato cumpri-las.

O profissional precisa entender e acreditar naquilo que faz, dessa forma, ele sente que faz parte de algo maior e que contribui com suas ideias, atitudes e conhecimentos para um mundo melhor. Sendo assim, sua motivação aumenta e o sentimento de autorrealização também.

Proporcionar essa satisfação ajudará a reforçar todas as outras necessidades citadas até aqui, pois elas são complementares e são potencializadas quando atendidas conjuntamente.

Quando o profissional tem a oportunidade de fazer o que ama, é reconhecido e pode assim colaborar e contribui para fomentar resultados positivos pessoais e da empresa.

7 maneiras de motivar os funcionários de uma empresa


Nos tópicos anteriores falamos sobre as necessidades básicas de um funcionário que uma empresa precisa atender. Agora, vamos mostrar algumas dicas, para de forma prática motivar os colaboradores de uma empresa.

1 - Dê um propósito à equipe: primeiro mostre que sua equipe é de fato importante. Ela precisa perceber que faz parte de algo maior. Isso pode ser percebido através de palestras com a missão da empresa, com planejamentos não só estratégicos, mas sociais também e principalmente mostrar os resultados das ações.

2 - Não faça reuniões apenas com cobranças: não seja um gestor carrasco, faça reuniões para apresentar bons resultados, mostrar novas conquistas e elogiar o trabalho de cada profissional e da equipe.

3 - Conheça seus funcionários: separe um pouco do seu tempo para saber o que motiva, ou não, cada funcionário, e o que é esperado para o futuro. Conheça sua equipe e não gaste tempo com estímulos errados.

4 - Proponha desafios: realize pequenos desafios, como por exemplo, buscar a solução para um problema antigo da empresa ou para bater uma meta proposta. É importante que haja a bonificação, para quem resolver um desses desafios, dê um prêmio simples, como um vale-presente ou um produto da própria empresa.

5 - Estimule o aperfeiçoamento: não é necessário investir muito para capacitar a equipe. Existem cursos, palestras e eventos, que muitas vezes são de graça e online. A empresa pode pesquisar esses conteúdos e trabalhar com esse tipo de estímulo. Tornar os funcionários valiosos é importante para a empresa também.

6 - Faça parcerias com estabelecimentos próximos: feche acordos com academias, restaurantes e escolas próximas, com o objetivo de oferecer descontos aos funcionários. Os funcionários ficam felizes e o outro negócio também consegue atrair e fidelizar mais clientes. Dependendo do seu tipo de empresa, é possível até oferecer produtos ou serviços para os funcionários do estabelecimento parceiro.

7 - Ofereça um ambiente agradável: um ambiente alegre e organizado faz seus funcionários acordarem mais dispostos. Estimule os funcionários a decorarem suas mesas, estabeleça um dia para roupas mais casuais, promova um encontro semanal na própria empresa, dê prêmios simbólicos e reserve um pequeno espaço do local para relaxar e tomar café.

***

Gostou desse assunto? Com certeza essas dicas vão ajudar sua empresa! Motivar as pessoas no trabalho não precisa ser tão caro e pode ser menos desafiador quando temos as ferramentas e estratégias certas.

Continue acompanhando nosso blog e se tiver dúvidas sobre gestão, contabilidade e negócios, entre em contato conosco.