5 coisas que atrapalham sua produtividade no trabalho

Manter uma boa produtividade no trabalho é fundamental! E, como você já sabe, existem vários fatores que afetam a sua rotina e diminuem a sua eficiência e criatividade. A Patrio te mostra agora hábitos que atrapalham o desempenho. Será que algum deles está na sua rotina?

→ Navegar na internet sem parar

Pesquisas afirmam que bastam alguns minutos de foco para você entrar em um estado de "superprodução" conhecido como estado de fluxo.

Porém, para chegar nesse estado é necessário que você abstraia qualquer interferência, principalmente aquelas notificações que buzinam o seu juízo, esperando para serem verificadas e respondidas. Não caiam na tentação: cada vez que você se distrai, você perde o foco e é preciso recuperá-lo mais uma vez, e todo esse ciclo de perder e buscar foco diminui e muito a sua eficiência.

→ As reuniões

Reuniões, apesar de serem necessárias, são culpadas também porque sempre ocorrem no meio do expediente. Delimitar um pauta é o primeiro ponto chave para que a reunião seja o mais produtiva possível, estipular horários e avisar com antecedências para os integrantes dessa reunião é essencial para que elas se organizem previamente.

→ Responder e-mails assim que chegam na caixa de entrada

Criar um cronograma para verificar o e-mail é o que pessoas produtivas fazem. A necessidade de responder os e-mails assim que eles chegam é muito inconveniente porque você sempre vai perder seu fluxo de produção e não vai conseguir produzir de forma plena. Defina horários em seu planejamento diário para ler e responder todos os e-mails recebidos, assim, você conseguirá manter o foco nas suas atividades e tudo o que tiver de ser feito, será!

→ Adiar tarefas mais complicadas

O início do dia é o momento em que você está mais disposto para qualquer atividade, por esse motivo, faça as tarefas que vão exigir mais da sua atenção primeiro, as mais difíceis. Adiá-las por preguiça só vai piorar a situação já que no fim do seu expediente você estará exausto e sem a energia necessária que a tarefa requer.

Após analisar esses hábitos do cotidiano, fique atento e caso você esteja praticando algum deles, mude para que tenha uma ótima rotina e produtividade!

→ Usar telefone antes de dormir

Muitas pessoas não sabem, mas utilizar o telefone antes de dormir influencia bastante na sua qualidade de sono e em sua produtividade. A tela do celular emite ondas que tem o mesmo efeito da luz do sol, inibem a produção de melatonina, substância que estimula a sensação de sono, com isso te deixando mais alerta para mais um dia.

Durante a noite, o seu cérebro fica muito sensível a esse tipo de luz, já que não espera nenhum tipo de exposição a ela e é aí que o celular entra: A luz azul da tela vai inibir a produção de melatonina, fazendo com que você perca a capacidade de ter uma noite de sono plena, e como é um uso recorrente, os efeitos se permeiam na sua rotina. Existem estudos que comprovam que a iluminação desses aparelhos causam insônia, por isso algumas empresas de smartphones incluem uma função de ajustar a iluminação para que os danos sejam os menores possíveis.